A saúde pública foi tema central na 12ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), realizada em Florianópolis. Representantes dos sete estados que compõem o consórcio participaram de workshops para debater questões como Regiões Interestaduais de Saúde e Prevenção e Resposta às Emergências de Saúde. As discussões buscaram soluções conjuntas para problemas compartilhados pelas gestões estaduais, destacando a necessidade de cooperação e padronização no atendimento em saúde. O evento, que acontece no Costão do Santinho Resort, começou na quinta-feira (21) e se estende até sábado (23).
Os debates sobre Regiões Interestaduais de Saúde destacaram a complexidade do atendimento de cidadãos que cruzam fronteiras estaduais para receber cuidados médicos. Alguns acordos já formalizados servem como exemplo, mas há a necessidade de maior integração e melhorias para aprimorar o atendimento. Já o grupo focado em Prevenção e Resposta às Emergências de Saúde discutiu estratégias para unir forças frente a situações críticas como epidemias, desastres naturais e outros cenários de emergência, enfatizando a criação de protocolos unificados e kits específicos de resposta.
O COSUD, sob a liderança do governador de Santa Catarina neste ano, reuniu governadores e representantes de outros estados para promover a cooperação em temas estratégicos como saúde, segurança pública, educação e desenvolvimento humano. A iniciativa reforça a importância de ações integradas e focadas em resultados concretos para fortalecer as políticas públicas regionais e melhorar a qualidade de vida da população.