O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza questões de matemática para estimular nos candidatos a capacidade de resolver problemas práticos e sociais, indo além dos cálculos e fórmulas. A disciplina é usada como meio para abordar temas como escassez de água, mobilidade urbana e saúde mental, conectando conceitos matemáticos a situações do cotidiano e promovendo a cidadania. Assim, a prova busca não apenas avaliar o conhecimento técnico, mas também a habilidade dos estudantes em aplicar a matemática na solução de problemas reais.
O professor Rodrigo Serra, do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, enfatiza a importância dessa abordagem, que, segundo ele, visa formar cidadãos autônomos e aptos a tomar decisões informadas. Ele sugere que os candidatos façam uma leitura cuidadosa dos enunciados e anotem os dados oferecidos ao longo do texto, aproveitando os gráficos e informações contextuais para uma resolução eficiente das questões. O objetivo é que o estudante utilize a matemática como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e social, sem a necessidade de domínio excepcional da disciplina.
Exemplos de questões de edições passadas do Enem reforçam essa conexão entre a matemática e os temas sociais e ambientais, demonstrando como dados e gráficos são integrados ao contexto das perguntas. Questões aplicadas em anos anteriores, como 2018 e 2021, ilustram esse formato que combina exatas e cidadania, estimulando os candidatos a pensar de forma crítica e prática sobre problemas reais da sociedade brasileira.