Neste domingo, 3 de novembro, teve início o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com a aplicação das provas de linguagens, ciências humanas e a redação. Com mais de 4,3 milhões de candidatos confirmados, o exame ocorre em mais de 10 mil locais de prova espalhados por 1.753 municípios. O Ministério da Educação (MEC) ressaltou um aumento significativo no número de inscrições, especialmente entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio, com destaque para a participação de estudantes do Nordeste.
Os portões abrirão às 12h e as provas começam às 13h30 (horário de Brasília). Durante a visita à sala de monitoramento do exame em Brasília, o presidente da República e o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizaram a importância da edição deste ano, que apresenta uma quantidade expressiva de participantes. Nenhum dos nove estados do Nordeste atingiu a marca de 100% de alunos inscritos, mas a maioria apresentou um aumento em relação ao ano anterior.
Os candidatos devem estar atentos às orientações presentes no cartão de confirmação da inscrição, que inclui o local de prova e recomendações necessárias para a participação. O Enem 2024 será aplicado em duas datas: 3 e 10 de novembro, e todos os exames ocorrerão apenas na versão impressa. Os participantes podem acessar suas informações de inscrição por meio do site do Inep, utilizando login e senha.