Neste domingo, 3 de novembro, a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi realizada em sete cidades do Alto Tietê, com mais de 23 mil candidatos inscritos. A cidade de Mogi das Cruzes registrou um aumento de 29,41% no número de inscrições em comparação ao ano anterior, refletindo a crescente procura pelo exame. Os portões foram abertos ao meio-dia e fecharam às 13h30, momento em que os alunos começaram a prova, que inclui uma redação e 90 questões distribuídas entre linguagens e ciências humanas.
Candidatos, como as irmãs Maria Luiza e Beatriz, que se deslocaram de Salesópolis para Mogi das Cruzes, expressaram ansiedade e confiança em relação ao desempenho. O tema da redação deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, foi um dos pontos destacados durante a prova. Além disso, os estudantes terão até às 19h para concluir suas avaliações.
A segunda etapa do Enem está programada para o dia 10 de novembro, dando continuidade ao processo que é fundamental para a entrada em instituições de ensino superior no Brasil, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que auxilia na concessão de bolsas de estudo. A participação expressiva e a preparação dos candidatos demonstram a importância do exame na trajetória acadêmica dos jovens brasileiros.