O balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 revelou uma diminuição no percentual de candidatos que não compareceram às provas, passando de 28,1% em 2023 para 26,6% este ano. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que 94% dos estudantes do ensino médio em escolas públicas se inscreveram para o exame, um aumento significativo em relação aos 58% do ano anterior. Em 14 estados, a adesão foi total, enquanto no Maranhão, na Região Nordeste, 83% dos alunos se inscreveram.
As provas foram realizadas em 1.753 municípios e quase 150 mil salas, com 90% dos candidatos alocados a até 10 quilômetros de suas residências. Santana ressaltou que todas as ações deste ano foram executadas pontualmente e que houve melhorias nos protocolos de segurança. Apesar disso, quase 5 mil candidatos foram eliminados por infrações como saída antecipada do local de prova e uso de equipamentos eletrônicos.
O primeiro dia do Enem também enfrentou 689 ocorrências logísticas, como emergências médicas e interrupções de energia. Os candidatos que se depararam com problemas podem solicitar a realização de uma nova prova, podendo fazer a requisição entre 11 e 15 de novembro. A crescente participação dos alunos indica um esforço do Ministério da Educação para reverter a tendência de declínio nas inscrições, resultando em quase 1 milhão de candidatos a mais em comparação com o ano anterior.