Neste domingo, 3 de novembro, os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 enfrentaram uma prova composta por 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação. Os temas abordados nas questões incluíram referências à música brasileira e internacional, como a obra de Rita Lee e Racionais MCs, além de discussões sobre eventos sociais e históricos, como a solidariedade no Rio Grande do Sul após a enchente de abril e o rompimento da barragem do Fundão.
A prova também apresentou questões relacionadas a importantes movimentos sociais e culturais, como o Black Lives Matter, além de temas literários e culturais que vão desde “A culpa é das estrelas”, de John Green, até novelas icônicas brasileiras como “A escrava Isaura”. Outros tópicos relevantes incluíram a introdução da pílula anticoncepcional no Brasil nos anos 1960 e a dificuldade de integração de refugiados na sociedade brasileira.
A redação do Enem deste ano teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, sendo acompanhada de seis textos motivadores, que incluíam um provérbio africano e um trecho de samba-enredo da Mangueira. A diversidade de temas abordados reflete a importância de discutir a cultura e a história do Brasil, promovendo uma reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea.