O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcado para este domingo, 10 de novembro, será dedicado às provas de ciências da natureza e matemática. As provas seguem o horário de Brasília, com portões abertos às 12h e fechados às 13h; o exame será iniciado às 13h30 e terminará às 18h30. Para evitar imprevistos, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçam orientações quanto a documentação e objetos permitidos.
Este ano, uma das novidades é a aceitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, facilitando a identificação dos participantes e reduzindo riscos de fraude. Outros documentos digitais, como o e-Título e a CNH, também são aceitos via aplicativo Gov.br. Participantes que tiverem perdido seus documentos físicos não poderão apresentar Boletim de Ocorrência como substituto. Para preencher o Cartão-Resposta, é obrigatório o uso de caneta esferográfica preta, em material transparente, com exceções para marcações no caderno de questões de candidatos com necessidades especiais.
Itens eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope porta-objetos lacrado e mantido sob a carteira do participante. A lista de objetos não permitidos inclui garrafas térmicas com termômetro, óculos escuros e artigos de chapelaria. Lanches são autorizados, mas serão vistoriados antes da entrada na sala. Para comprovar presença, é necessário emitir a Declaração de Comparecimento previamente pela Página do Participante.