O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou dados de abstenção do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, evidenciando uma diminuição no número de candidatos ausentes em Sergipe. Dos 69.376 inscritos no estado, 21,1% não compareceram ao exame, uma redução em relação a 2023, quando o percentual de faltantes foi de 24,7%. Esse aumento na presença ocorre em um ano que também registrou crescimento no número total de candidatos inscritos, passando de 65.542 para 69.376.
Além dos números de abstenção, o Inep informou sobre a logística da aplicação do exame em Sergipe, realizada em 33 municípios e distribuída em 212 locais de prova. O aumento no número de candidatos exigiu uma estrutura robusta para acomodar todos os participantes, assegurando o acesso ao exame em regiões diversas do estado. A aplicação do Enem é um esforço logístico importante para atender às demandas de acesso à educação superior e garantir igualdade de oportunidades.
Neste domingo, 10 de novembro, os candidatos retornarão para o segundo dia de provas, com testes nas áreas de matemática e ciências da natureza. Seguindo o horário de Brasília, os portões estarão abertos ao meio-dia e fecharão às 13h, com o início das provas às 13h30 e término previsto para as 18h30. Aqueles que permanecerem até os últimos 30 minutos poderão levar o caderno de questões, proporcionando uma referência adicional para os estudantes que buscam revisar seu desempenho.