A aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ocorre hoje, às 13h30, em todos os estados e no Distrito Federal, com mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados. Nesta fase, os participantes responderão a 90 questões de múltipla escolha, divididas entre linguagens e ciências humanas, além de uma prova de redação. A duração total da prova é de cinco horas e meia, com horários ajustados conforme os fusos horários do Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçou que não haverá prorrogação do tempo para a realização das provas.
Os candidatos devem comparecer com um documento oficial de identificação e, preferencialmente, o cartão de confirmação da inscrição. É obrigatória a utilização de caneta esferográfica de tinta preta e os participantes só poderão sair da sala após duas horas de prova. A organização também permitirá lanches, que estarão sujeitos a vistoria. Para comprovar a presença, os participantes devem imprimir e levar a Declaração de Comparecimento disponível na Página do Participante do Inep.
As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro para aqueles que se enquadrarem nos critérios estabelecidos, como problemas logísticos ou de saúde. O segundo dia de provas está agendado para 10 de novembro, onde serão abordadas ciências da natureza e matemática, com um total de 90 questões. Os gabaritos serão divulgados em 20 de novembro, e os resultados finais em 13 de janeiro de 2024. O Enem é uma ferramenta importante para o ingresso no ensino superior e é reconhecido por instituições em Portugal.