O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa neste domingo, 3 de novembro, com a participação de 38.410 estudantes nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, representando um aumento de 12,5% em relação ao ano anterior. O exame será realizado em dois dias, com a primeira parte incluindo 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e uma redação. A segunda parte ocorrerá em 10 de novembro, abordando matemática e ciências da natureza. Os portões dos locais de prova fecharão às 13h, e os candidatos devem estar atentos aos horários e locais indicados em seus cartões de confirmação de inscrição.
Neste ano, 20 cidades da região têm candidatos inscritos, com a inclusão de Cajuru e Pontal. Entre os municípios que já participaram em 2023, 17 tiveram aumento no número de inscritos. Em nível nacional, são mais de 4,3 milhões de inscrições confirmadas para o Enem 2024. O Inep, responsável pela aplicação do exame, enfatiza a importância da organização e do planejamento dos candidatos para garantir uma boa experiência no dia da prova.
Os candidatos devem levar documentos de identificação com foto, canetas esferográficas pretas e lanches práticos para consumo durante o exame. Itens como celulares, calculadoras e outros dispositivos eletrônicos são proibidos na sala de prova. O Inep recomenda que os candidatos consultem seu cartão de confirmação e verifiquem a localização do local de prova, além de se prepararem adequadamente para o dia do exame.