O 29º Encontro dos Tambores segue até o próximo dia 26 de novembro, no Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA), localizado em Macapá. Considerado um patrimônio cultural e imaterial do Estado, o evento é uma celebração das tradições afro amapaenses, reunindo comunidades negras para promover e preservar seus costumes ancestrais. A programação inclui apresentações de diversos grupos culturais, com destaque para a banda Negro de Nós, que se apresenta nesta noite de sábado, 16 de novembro, a partir das 23h. O evento tem o apoio da Prefeitura de Macapá e do Governo do Estado e é coordenado pela União dos Negros do Amapá (UNA).
Ao longo dos dias, o Encontro dos Tambores oferece uma programação diversificada, com apresentações de música, dança e outras manifestações culturais afro-brasileiras. Entre as atrações previstas para o sábado, 16, estão shows de reggae, grupos de marabaixo, escolas de samba e blocos de batuque. A noite será marcada pela participação de artistas locais e regionais, como o grupo Batuque de Ajudante e o Império do Povo, que fazem parte das tradições culturais da região.
Iniciado em 1995, o Encontro dos Tambores é um evento que visa fortalecer e dar visibilidade à cultura afro do Amapá, promovendo o encontro de gerações e a troca de saberes. Durante a celebração, o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre as manifestações artísticas e as histórias que formam a identidade cultural do Estado. A celebração é um importante marco para a preservação e valorização das raízes afrodescendentes e sua presença no contexto cultural da Amazônia.