A Embraer anunciou no sábado (9) que o C-390 Millennium foi escolhido pela Suécia como novo avião de transporte militar. O contrato, que não teve o número de unidades ou valores divulgados, visa modernizar a frota tática de transporte do país, membro da OTAN. Além da Suécia, o modelo também é utilizado por outros cinco países europeus: Áustria, República Tcheca, Hungria, Holanda e Portugal, todos os quais já operam o cargueiro da Embraer.
Desde sua entrada em serviço em 2019, com a Força Aérea Brasileira, e mais recentemente com a Força Aérea Portuguesa, o C-390 tem se destacado por sua alta produtividade, com mais de 15.000 horas de voo acumuladas e taxas de conclusão de missão superiores a 99%. O modelo foi projetado para atender a diversas funções, como transporte de cargas e tropas, reabastecimento aéreo e missões de busca e resgate, além de combate a incêndios florestais. A aeronave possui características que garantem um baixo custo operacional e flexibilidade para uma ampla gama de missões.
O C-390, que conta com turbinas a jato, é capaz de alcançar até 850 km/h. Sua capacidade de carga máxima é de 23 toneladas, com um compartimento de 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 metros de altura. Isso permite o transporte de grandes equipamentos, como blindados e peças de artilharia, bem como 80 soldados ou até 74 macas com uma equipe médica. O modelo também pode ser configurado para missões de reabastecimento em voo, sendo oferecido pela Embraer nas versões C-390 e KC-390.