Desde o século 18, a presidência dos Estados Unidos tem sido marcada por uma alternância entre os partidos Democrata e Republicano, com os democratas mantendo o poder por períodos mais longos. Atualmente, o país se prepara para eleger seu 47º presidente, com as candidaturas do republicano Donald Trump e da democrata Kamala Harris, que poderia se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo. Até hoje, 46 presidentes governaram os EUA, sendo que o primeiro, George Washington, não pertencia a nenhum partido político.
O sistema bipartidário se consolidou no século 19, após a dissolução de partidos como o Federalista e o Whig. Embora os democratas tenham sido o partido com mais presidentes até o fim do século 19, os republicanos assumiram a liderança a partir de 1897. Até 2024, 19 presidentes republicanos e 16 democratas ocupam o cargo, com os republicanos totalizando 92 anos no poder, em comparação com 96 dos democratas. A diferença no tempo de governo se deve a diversos fatores, incluindo mortes e renúncias de presidentes republicanos e a quantidade de mandatos únicos.
Atualmente, Joe Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos, mas apenas 45 pessoas ocuparam o cargo devido à presidência de Grover Cleveland, que governou em dois períodos distintos. Se Donald Trump vencer as eleições, ele se tornará o segundo presidente a retornar ao cargo após um intervalo, sendo contabilizado como o 45º e 47º presidente na história. A expectativa em torno das eleições destaca a importância e a evolução do sistema político americano ao longo dos séculos.