A Ducati apresentou a segunda geração da Scrambler 800, uma moto com design aventureiro que chega ao mercado brasileiro com preço inicial de R$ 72.990. O modelo recebeu diversas atualizações, incluindo modos de pilotagem, acelerador eletrônico, painel digital e carenagens de cor intercambiável, buscando fortalecer sua competitividade no segmento de motos de luxo. Apesar das melhorias, o preço elevado em comparação com concorrentes diretas pode ser um desafio para a marca.
A Scrambler 800 se destaca por seu visual retrô e características que a tornam versátil tanto para uso urbano quanto em estradas não pavimentadas, remetendo às origens das motos scrambler nas décadas de 1920 e 1950, quando foram desenvolvidas para enfrentar terrenos acidentados. Com essa nova geração, a Ducati manteve o motor de 800 cilindradas e 73 cv de potência, enquanto conseguiu reduzir o peso da moto e melhorar a eficiência de emissões para atender a futuras exigências ambientais.
No entanto, a Ducati enfrenta uma concorrência forte, especialmente da Triumph, que oferece modelos com motorização mais robusta e tecnologia similar a preços mais competitivos. A Triumph Scrambler 900, por exemplo, custa R$ 16 mil a menos, enquanto a Scrambler 1200, com maior potência e torque, tem o mesmo preço da Ducati. O sucesso da Scrambler 800 dependerá, assim, de sua capacidade de atrair consumidores dispostos a pagar por uma experiência de exclusividade e inovação no segmento de motos premium.