O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Purus, em colaboração com a Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou no dia 24 de outubro a entrega de doações de alimentos e água a comunidades indígenas isoladas devido à seca prolongada dos rios na região. As comunidades dos municípios de Marechal Thaumaturgo e Jordão têm enfrentado dificuldades significativas, incluindo a falta de produtos alimentícios e serviços básicos, agravadas pela seca dos rios, que tem dificultado o transporte de suprimentos essenciais.
A equipe do Dsei, composta por profissionais de saúde, está utilizando uma aeronave de grande porte para alcançar os territórios de difícil acesso. De acordo com o coordenador do Dsei, os alimentos e cestas básicas foram doados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e as ações de apoio devem se estender por vários dias, conforme a necessidade de assistência médica e a entrega de suprimentos para as comunidades. A situação crítica requer o aumento das operações, especialmente com a previsão de atender também os indígenas de Tarauacá e do Envira.
As consequências da seca são visíveis e impactantes, com os preços de alimentos e combustíveis nas regiões afetadas disparando devido à escassez. Em Marechal Thaumaturgo, o custo da gasolina chegou a R$ 10,50, e no Jordão, o botijão de gás de 13 kg atingiu até R$ 250. A prefeitura local relatou que a baixa nos níveis dos rios prejudicou o transporte de mercadorias, resultando na falta de produtos alimentícios e de gás, evidenciando a gravidade da situação enfrentada pelas comunidades indígenas no Acre.