As eleições presidenciais dos Estados Unidos acontecem nesta terça-feira (5), com Kamala Harris e Donald Trump competindo de forma acirrada pela vitória. Dados reunidos pelo jornal The New York Times e pelo projeto FiveThirtyEight mostram que a média das pesquisas aponta um empate técnico entre os dois candidatos, com Harris apresentando uma ligeira vantagem numérica no voto popular, mas ainda dentro da margem de erro.
Para conquistar a presidência, é necessário obter 270 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. O sistema eleitoral americano faz com que cada estado tenha um número específico de delegados, baseado na população e na representação no Congresso, e o vencedor em cada estado leva todos os delegados daquele território. Assim, mesmo que um candidato seja mais votado nacionalmente, o que define a eleição é o número de delegados. Em 2016, Donald Trump venceu a disputa presidencial apesar de ter obtido menos votos populares que Hillary Clinton.
Os estados-chave, que são fundamentais na definição do resultado por não apresentarem uma tendência clara entre democratas e republicanos, incluem Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin. Nesses estados, a disputa é considerada incerta, e os resultados podem ser determinantes para o desfecho da eleição.