As últimas pesquisas revelam uma competição acirrada entre a candidata democrata à presidência e seu adversário republicano, com apenas dois dias até as eleições nos Estados Unidos. Uma pesquisa da NBC News indica que ambos os candidatos estão praticamente empatados, com 47% dos eleitores apoiando o republicano e 46% a democrata, enquanto outra pesquisa da ABC News/Ipsos mostra uma ligeira vantagem para a candidata, com 49% contra 46% de seu oponente. Em termos de média nacional, 48% dos eleitores apoiam a democrata, enquanto 47% favorecem o republicano.
Nos estados considerados decisivos para o resultado da eleição, a situação se mostra igualmente incerta. De acordo com uma pesquisa do New York Times/Siena College, a maioria dos “swing states” não apresenta um líder claro. Os candidatos estão empatados em estados como Geórgia, Michigan e Pensilvânia, com pequenas margens de vantagem para a candidata em Wisconsin, Carolina do Norte e Nevada, que estão dentro da margem de erro. Por outro lado, o republicano lidera com 48% no Arizona, onde a diferença é mais acentuada.
Além disso, a pesquisa indica que os eleitores que decidiram seus votos mais recentemente tendem a apoiar a candidata democrata. Dos eleitores que se decidiram nos últimos dias, 55% optaram pela democrata, enquanto 44% escolheram o republicano. Este fator pode ser determinante em uma eleição que se promete tão competitiva, refletindo a dinâmica instável das preferências eleitorais às vésperas do pleito.