O diplomata e ex-ministro da Indústria, Comércio e Turismo, José Botafogo Gonçalves, faleceu aos 89 anos no Rio de Janeiro. Formado em ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ele teve uma breve passagem pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1998 e 1999, ocupando a pasta da Indústria, Comércio e Turismo. Atualmente, Gonçalves era vice-presidente emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), que lamentou seu falecimento e expressou condolências à família e amigos.
Iniciando sua carreira diplomática em 1960, Gonçalves atuou em importantes representações do Brasil no exterior, incluindo Moscou, Roma, Santiago, Paris e Bonn. Ele foi embaixador na Argentina entre 2002 e 2004 e desempenhou um papel crucial como embaixador especial para assuntos do Mercosul. Em 1983, integrou a delegação que renegociou a dívida externa brasileira, e entre 1985 e 1987, ocupou a posição de vice-presidente de Relações Externas no Banco Mundial, em Washington, consolidando sua influência na diplomacia e economia internacional.
O Ministério das Relações Exteriores, por meio de nota, manifestou suas condolências à família e aos amigos, em nome do ministro Mauro Vieira e da secretária-geral Maria Laura da Rocha. O diplomata deixa sua esposa, Susana, três filhos e sete netos. Sua trajetória deixa um legado significativo na diplomacia brasileira, marcado por importantes contribuições nas relações internacionais e em missões estratégicas para o país.