O diplomata José Botafogo Gonçalves, ex-ministro da Indústria, Comércio e Turismo e ex-embaixador do Brasil na Argentina, faleceu nesta sexta-feira (8) no Rio de Janeiro, aos 89 anos. Ele estava em sua residência quando sofreu uma insuficiência respiratória que levou à sua morte. A notícia gerou manifestações de pesar e homenagens de diversas instituições e colegas.
O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), onde Botafogo Gonçalves atuou como presidente por vários anos, emitiu uma nota de pesar, expressando solidariedade com familiares e amigos. Reconhecido por seu compromisso com as relações internacionais brasileiras, ele teve uma carreira extensa e dedicou-se a fortalecer os laços do Brasil com países vizinhos e a desenvolver o comércio exterior.
Além de seu papel no Cebri, José Botafogo também foi embaixador especial para assuntos do Mercosul e ocupou posições importantes no governo brasileiro, como secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) e subsecretário-geral de Assuntos de Integração, Econômicos e de Comércio Exterior no Itamaraty. Seu velório e cremação foram marcados para este domingo (10) no Crematório Memorial do Carmo, na Zona Norte do Rio.