O Dia Nacional do Samba será comemorado com três dias de celebrações especiais na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro. Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o público poderá assistir a desfiles das escolas de samba do Grupo Especial mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os portões abrirão às 19h, e a festa promete um espetáculo que reunirá comissões de frente, casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, baianas e outros segmentos tradicionais do samba carioca.
O evento começará na sexta-feira (29) com as apresentações das escolas Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro e Mangueira, seguidas por uma abertura especial do Cacique de Ramos e encerramento com o cantor Belo. No sábado (30), será a vez de Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel, com o Terreiro de Crioulo dando início às festividades e o Samba da Volta fechando a noite em grande estilo.
No domingo (1º), a celebração será concluída com Mocidade Independente, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela, acompanhadas por uma confraternização ao som de Jorge Aragão. O evento busca unir a tradição do samba com um gesto solidário, beneficiando a comunidade com a arrecadação de alimentos. A Cidade do Samba está localizada na Rua Rivadávia Correa, 60, na Gamboa.