O Dia de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira de novembro, tem suas origens em 1621, quando colonos de Plymouth, na atual Massachusetts, celebraram uma colheita abundante com os nativos americanos Wampanoag. Embora inicialmente fosse uma celebração local, o feriado ganhou importância nacional após a proclamação do presidente Abraham Lincoln, em 1863, que instituiu a data como um momento de união nacional durante a Guerra Civil Americana. Em 1941, o Congresso dos Estados Unidos estabeleceu oficialmente o feriado como a quarta quinta-feira de novembro.
Tradicionalmente, o Dia de Ação de Graças é marcado por um grande banquete familiar, sendo o peru assado o prato principal, o que faz com que o dia seja conhecido como o “dia do peru”. Outros pratos típicos incluem purê de batatas, batata-doce, vagem, pães amanteigados e torta de abóbora. O presidente dos Estados Unidos também participa de uma cerimônia simbólica, onde perdoa um peru, evitando que ele seja servido na ceia.
Embora o Dia de Ação de Graças tenha crescido como uma celebração de união e gratidão, ele não tem raízes religiosas. Ao longo dos anos, a data se tornou um evento cultural importante, conhecido por reunir famílias, incentivar a reflexão sobre os aspectos positivos do ano que termina e gerar altas taxas de deslocamento entre as pessoas que viajam para se reunir com seus entes queridos. Além disso, o feriado é também associado a um grande número de jogos esportivos, como o futebol americano, que tradicionalmente tem partidas especiais neste dia.