Dezenove detentos escaparam da Penitenciária Irmão Guido, localizada na Zona Sudeste de Teresina, na noite de segunda-feira, 11 de novembro. Segundo informações da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), os presos utilizaram aberturas de ventilação para fugir da unidade. Um dos fugitivos já foi recapturado, e equipes de segurança seguem em busca dos demais, reforçando os esforços para localizar e retornar os prisioneiros ao sistema carcerário.
A Secretaria de Justiça informou que instaurará uma sindicância para apurar as causas e circunstâncias da fuga. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) foi acionada para investigar o caso em parceria com as autoridades penitenciárias. O objetivo é identificar possíveis falhas na segurança e prevenir incidentes semelhantes no futuro.
As autoridades incentivam a população a colaborar com informações sobre o paradeiro dos fugitivos. Denúncias podem ser feitas através do telefone 190, da Polícia Militar, ou pelo número da Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (Duap) da Sejus.