Carlos Augusto Álvaro de Sousa, de 39 anos, já formado em história e direito, decidiu buscar uma nova formação em medicina após uma experiência insatisfatória ao levar seu pai ao pronto-socorro em Rio Branco. Motivado pelo desejo de melhorar o atendimento na área de saúde, Sousa inscreveu-se no Enem 2024, com o objetivo de conseguir uma vaga em um curso de medicina. Ele vê essa nova trajetória profissional como uma oportunidade para fazer a diferença no acolhimento dos pacientes, proporcionando um tratamento digno e respeitoso, especialmente em situações delicadas.
O primeiro dia do Enem 2024, realizado em 3 de novembro, contou com a participação de mais de 26 mil candidatos no Acre, sendo Rio Branco a cidade com maior concentração de inscritos. Sousa, que já sentiu a complexidade da parte de linguagens e redação, acredita que terá mais facilidade com as questões de ciências da natureza e matemática, programadas para o segundo dia de prova, neste domingo (10). Para ele, o tempo para a redação foi um desafio, sendo que considera o espaço limitado para desenvolver a argumentação.
Em todo o país, o segundo dia de provas do Enem avalia os candidatos nas áreas de ciências da natureza e matemática, com 45 questões para cada disciplina. No Acre, a estrutura de transporte público foi reforçada para atender os candidatos nos dias de aplicação, enquanto orientações sobre documentos válidos e materiais permitidos foram amplamente divulgadas. Os candidatos devem apresentar documentos oficiais com foto e podem levar lanches, desde que embalados em recipientes transparentes.