A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) projeta um aumento na demanda por petróleo no Brasil no primeiro trimestre de 2025, impulsionado pelo crescimento econômico contínuo e saudável. Este avanço é atribuído a uma forte atividade agrícola e industrial, de acordo com o relatório mensal publicado nesta terça-feira, 12 de novembro. A entidade também estima um aumento na produção de petróleo no país no quarto trimestre de 2024.
O relatório da Opep destaca que o crescimento na demanda brasileira será liderado principalmente pelo combustível de transporte, seguido por diesel e matérias-primas petroquímicas. Espera-se que o incremento alcance 136 mil barris por dia (bpd) ao ano, refletindo um cenário de maior consumo e necessidade energética no país, que acompanha o fortalecimento de suas atividades econômicas.
Além disso, a produção brasileira em setembro registrou uma recuperação significativa, atingindo o maior patamar desde fevereiro deste ano, ainda que enfrentando dificuldades operacionais. Para 2025, a Opep prevê que o fornecimento de líquidos do Brasil, incluindo biocombustíveis, aumente em 200 mil bpd, alcançando uma média de 4,4 milhões de bpd, o que reforça o papel do Brasil como importante produtor no cenário energético global.