A Defesa Civil de Resende, no Rio de Janeiro, informou que, embora os níveis dos rios na cidade estejam normais e sem riscos de transbordamento, o alerta para deslizamentos de terra permanece até segunda-feira, 18 de novembro. O município foi atingido por chuvas fortes entre sexta e sábado, resultando em alguns deslizamentos e danos. A previsão para o início da semana é de tempo mais seco, o que deve aliviar os riscos imediatos.
Três residências foram interditadas devido aos deslizamentos ocorridos, mas os moradores foram retirados com segurança e encaminhados para abrigos temporários, como casas de familiares. A Defesa Civil também relatou que a estrada Boca do Leão foi interditada por conta de um deslizamento, mas já foi liberada. Outros pontos da cidade sofreram quedas de muros e deslizamentos menores, mas sem registro de vítimas fatais.
Embora o volume de chuvas registrado neste domingo tenha sido considerado dentro dos padrões normais, a Defesa Civil reforça que a população deve estar atenta a possíveis novos riscos e continuar monitorando as condições climáticas. Em situações de emergência, a orientação é que os moradores acionem a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) para apoio imediato.