A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina concluiu, nesta terça-feira, 19, os preparativos para o 12º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD). O evento contará com a participação das Defesas Civis dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo, além de especialistas do grupo técnico-científico (CTC), que coordenam as discussões sobre gestão de riscos e desafios climáticos.
Durante a reunião preparatória, os representantes definiram a metodologia a ser utilizada no evento e estabeleceram duas prioridades para cada estado participante, com foco em estratégias para a integração regional e o enfrentamento de desastres naturais. As discussões estarão centradas em sete Câmaras Temáticas, cada uma voltada para áreas essenciais de atuação da Defesa Civil, como prevenção, resposta e recuperação diante de eventos climáticos extremos.
O chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Daniel Gevaerd Muller, destacou o alinhamento entre os estados do Sul e Sudeste, indicando que as Defesas Civis das sete regiões estão bem preparadas para atuar em conjunto. O COSUD, com sua abordagem colaborativa, visa fortalecer a troca de conhecimentos e otimizar a gestão de riscos em todo o Brasil, principalmente em áreas vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas.