O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que a decisão sobre os juros nos Estados Unidos dependerá da evolução do cenário econômico até dezembro. Desde a reunião de setembro, quando o processo de flexibilização monetária começou, dados econômicos mais robustos e uma inflação levemente acima do esperado foram registrados, trazendo novas considerações para o banco central americano.
Segundo Powell, os dados do mercado de trabalho de setembro apresentaram força, enquanto os números de outubro foram menos expressivos. Até dezembro, o Federal Reserve terá acesso a mais informações, incluindo um novo relatório sobre o mercado de trabalho e duas novas leituras sobre inflação, além de outros indicadores econômicos que auxiliarão na decisão de política monetária.
Powell destacou que o Federal Reserve está buscando um equilíbrio cuidadoso entre cortar juros rapidamente ou de forma mais gradual, com a intenção de alcançar uma postura de política monetária mais neutra. Essa abordagem visa garantir que a transição da economia ocorra de forma ordenada, alinhando a política de juros aos dados mais recentes para evitar pressões inflacionárias e manter o crescimento econômico estável.