O décimo terceiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que faz parte da Operação Raízes do Cedro, chegou ao Brasil nesta quarta-feira (27), aterrissando na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com 150 brasileiros repatriados e um animal de estimação a bordo. A operação, que teve início em 2 de outubro, foi coordenada pelo governo federal para resgatar cidadãos brasileiros em meio ao agravamento do conflito no Líbano, causado pelos bombardeios israelenses contra cidades libanesas.
O esforço de repatriação envolve a utilização de aeronaves KC-30 da FAB e um trabalho conjunto com o Itamaraty. O governo estima que cerca de 20 mil brasileiros vivam no Líbano, e a operação tem sido um dos principais meios para garantir a segurança e o retorno dos cidadãos para o Brasil. As repatriações foram determinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante da escalada do conflito na região.
Na madrugada de quarta-feira, entrou em vigor um acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos e pela França, entre Israel e o grupo Hezbollah. O acordo prevê a retirada das forças israelenses do Líbano e o deslocamento do Hezbollah para o norte do Rio Litani. A medida também inclui o envio de tropas do exército libanês e a patrulha de uma nova faixa de segurança pela Força das Nações Unidas no Líbano (Unifil). A FAB foi questionada sobre a continuidade da operação de repatriação, especialmente com a recente trégua no conflito.