O Cuiabá foi matematicamente rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2025, após o Juventude vencer o Atlético-MG na 36ª rodada da competição, na noite de terça-feira (26). Mesmo sem entrar em campo, o time já não tem mais chances de escapar da zona de rebaixamento, mesmo que vença suas três últimas partidas. O rebaixamento do Cuiabá se concretizou antes do confronto contra o Bahia, marcado para sábado (30).
Com esse rebaixamento, o Cuiabá se junta ao Atlético-GO, que também perdeu a vaga na Série A após a última rodada, quando foi derrotado pelo Palmeiras. O time mato-grossense, que está na elite do futebol brasileiro desde 2021, vive agora o primeiro rebaixamento em sua história. Até o momento, o Cuiabá nunca havia caído nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, tendo se estabelecido na Série A com uma campanha de ascensão sólida.
Essa queda representa um marco importante para o clube, que, apesar de ter ainda três jogos para disputar, não tem mais possibilidade de evitar a descida à Série B. O desempenho do time na competição ao longo da temporada não foi suficiente para manter sua posição entre os 16 primeiros da tabela, deixando o Cuiabá na difícil situação de se preparar para a disputa na segunda divisão em 2025.