Os CTGs Rancho da Saudade e Tiarayu, que participam do Desafio Farroupilha, estão entre os 15 finalistas do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), evento que acontece em Santa Cruz do Sul e termina no domingo (17). Embora as coreografias de entrada e saída não influenciem no resultado final do concurso, elas emocionaram o público, destacando-se pela criatividade e pela interação com os espectadores.
O CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, apresentou uma coreografia que homenageia o Rio Grande do Sul. A performance foi marcada por um momento simbólico, em que uma enorme bandeira do estado cobriu o palco, após a proibição do uso de um drone para a exibição. Já o CTG Tiarayu trouxe uma apresentação especial dedicada às mulheres gaúchas, com destaque para as ginetes. O ponto alto da performance foi a exibição de uma dançarina gineteando sobre um boi mecânico suspenso por cordas, encantando a plateia com sua habilidade e ousadia.
Com as participações dessas duas entidades, o Desafio Farroupilha ganha novos contornos e estreia em uma edição especial no Jornal do Almoço, marcada para o dia 22. A competição, que já é um marco na cultura gaúcha, continua a reunir as melhores expressões das danças tradicionais do estado, promovendo a preservação e valorização das raízes culturais do Rio Grande do Sul.