Um cruzeiro de luxo, o Seabourn Venture, abriu a temporada de cruzeiros em Santa Catarina ao atracar em Balneário Camboriú, trazendo 264 passageiros e 132 tripulantes. Essa temporada deve contar com 121 escalas em quatro cidades do estado até abril de 2025, conforme a Cruise Lines International Association Brasil (CLIA). O navio partiu na tarde de quarta-feira com destino a Montevidéu, depois de ter vindo de Paraty, no Rio de Janeiro. O Seabourn Venture é apenas o primeiro dos 30 cruzeiros esperados para atracar no estado, com escalas previstas em Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo e São Francisco do Sul.
Itajaí, a única cidade do estado autorizada a realizar embarques e desembarques de passageiros, deve receber 40 escalas e cerca de 45 mil embarques ao longo da temporada, embora esse número seja ligeiramente menor em comparação com a temporada anterior. Porto Belo contará com 17 escalas distribuídas entre sete navios, enquanto São Francisco do Sul espera a chegada de pelo menos seis embarcações. Balneário Camboriú, por sua vez, atrai cruzeiros ultraluxuosos com suítes sofisticadas e comodidades exclusivas, incluindo spa e piscina de borda infinita, oferecendo aos passageiros uma experiência de alto padrão.
A temporada de cruzeiros é vista como um importante impulso econômico e turístico para Santa Catarina, com o gasto médio estimado de um cruzeirista em R$ 877 em cidades de embarque, como Itajaí, e R$ 668 em cidades de escala, como Balneário Camboriú. Além do impacto financeiro, o setor é considerado uma ferramenta para promover o estado como destino turístico, incentivando novas visitas e explorando outras modalidades de turismo, como viagens aéreas e terrestres. Segundo o secretário de Estado de Turismo, o setor de cruzeiros contribui para diversificar e expandir o turismo no estado, atraindo turistas que podem retornar para explorar outros roteiros.