Após a derrota na final da Sul-Americana, o Cruzeiro se focou na luta por uma vaga na Libertadores, buscando somar pontos no Campeonato Brasileiro. No encerramento da 35ª rodada, o time mineiro empatou por 1 a 1 com o Grêmio, em casa, no Mineirão. Com o empate, o Cruzeiro segue na sétima posição, com 48 pontos, mantendo-se dentro da zona de classificação para a pré-Libertadores, enquanto o Grêmio, com 41 pontos, ocupa o 14º lugar e ainda luta contra o rebaixamento.
O jogo foi bastante equilibrado. O Cruzeiro teve mais posse de bola e se mostrou mais ofensivo, mas o Grêmio aproveitou uma das poucas investidas para abrir o placar com um gol de Brathwaite, de letra, aos 18 minutos. Mesmo atrás no marcador, o time mineiro continuou pressionando e quase empatou em duas ocasiões antes de igualar o placar, com Matheus Pereira, aos 41 minutos, após um belo passe de Veron. No segundo tempo, o Cruzeiro seguiu com mais posse de bola, mas teve dificuldades para criar chances claras, enquanto o Grêmio tentou equilibrar as ações com mudanças no meio de campo.
Nos minutos finais, o jogo perdeu intensidade, com as equipes cometendo muitos erros de passe e as defesas se impondo nas jogadas aéreas e cruzamentos. O empate, portanto, refletiu o desempenho de ambas as equipes na segunda etapa. O Cruzeiro segue com boa campanha, enquanto o Grêmio vê sua crise aumentar, sem vencer há quatro jogos. Ambos os times voltam a campo no próximo domingo, em confrontos decisivos para suas respectivas campanhas no campeonato.