Após a derrota na final da Copa Sul-Americana para o Racing, o Cruzeiro foca suas atenções novamente no Campeonato Brasileiro, com o objetivo de se classificar para a Copa Libertadores. A equipe enfrenta o Grêmio nesta quarta-feira, no Mineirão, pela 35ª rodada, em um confronto crucial tanto para a parte de cima quanto para a de baixo da tabela. O time celeste vem de derrota para o Corinthians no último fim de semana e soma 47 pontos, brigando por uma vaga no G-7, que pode ser ampliado para G-8 dependendo dos critérios de classificação. O técnico Fernando Diniz deve promover mudanças na equipe titular, com a entrada de jogadores como Zé Ivaldo, Lucas Silva e Lautaro Díaz, devido ao desempenho abaixo do esperado na final da Sul-Americana e à suspensão de Kaiki e Ramiro.
O Grêmio, por sua vez, chega ao confronto com um momento instável, sem vencer há três partidas. Com 40 pontos, o time gaúcho luta contra o rebaixamento e precisa urgentemente de uma reação. Como visitante, o Grêmio está há seis jogos sem vencer, acumulando três empates e três derrotas. O técnico Renato Gaúcho não contará com o zagueiro Rodrigo Ely, que se lesionou no jogo contra o Juventude, e deve optar por Pedro Geromel ou Gustavo Martins para formar a zaga ao lado de Jemerson, que retorna de suspensão. O time terá a volta de Aravena, Villasanti e Soteldo, que não iniciaram a última partida por causa de desgaste físico após compromissos com suas seleções.
O técnico Renato Gaúcho reconheceu a necessidade de um desempenho melhor do Grêmio para alcançar seus objetivos na reta final do campeonato. Ambos os times, com objetivos diferentes, buscam os três pontos em um confronto que promete ser decisivo para as suas ambições. O jogo, marcado para as 21h no Mineirão, será apitado pelo árbitro Raphael Claus.