Em outubro, o Brasil registrou a venda de 264,9 mil veículos, o maior volume mensal em uma década, com um crescimento de 21,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número, que inclui carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foi divulgado pela Fenabrave, que representa as concessionárias de automóveis. Este aumento é o mais significativo desde dezembro de 2014, quando foram vendidos mais de 370 mil veículos, indicando uma recuperação do setor automobilístico, que se aproxima dos níveis pré-pandemia.
Além disso, as vendas de veículos zero quilômetro acumulam um crescimento de 15% de janeiro a outubro, com 2,12 milhões de unidades licenciadas no Brasil. Esse desempenho é atribuído à melhoria nas condições de crédito e ao fortalecimento do mercado de trabalho, que vem proporcionando um aumento na renda da população. A renovação das frotas pelas locadoras de veículos também contribui para esse crescimento expressivo.
A continuidade da oferta de crédito tem favorecido a venda de automóveis e comerciais leves, com uma taxa de aprovação de propostas que chega a 75%. O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, expressou otimismo com a previsão de um crescimento de 15,1% nas vendas de veículos para o ano de 2024, sinalizando um panorama promissor para o setor automobilístico nos próximos meses.