O valor arrecadado com multas de trânsito em São Carlos (SP) registrou um aumento significativo em 2024, com um crescimento de 72,45% no período de janeiro a outubro em comparação ao mesmo período do ano anterior. No total, foram emitidos R$ 9 milhões em notificações, representando quase R$ 3,8 milhões a mais em relação a 2023. O crescimento é atribuído principalmente à instalação de seis novos radares e ao remanejamento de outros quatro, elevando para 19 o número de equipamentos de fiscalização de trânsito na cidade, estrategicamente posicionados em vias com maior fluxo de veículos e necessidade de redução de velocidade.
A expansão da frota local também é um fator que contribuiu para o aumento nas multas. Com um crescimento de 20,67% na quantidade de veículos circulando em São Carlos, a cidade agora registra 26.121 veículos em circulação, o que intensifica a fiscalização e o volume de notificações. Além do excesso de velocidade, as infrações mais recorrentes envolvem passar no sinal vermelho, conversões proibidas e estacionamento irregular, especialmente em áreas de carga e descarga.
As mudanças no trânsito e na fiscalização têm gerado insatisfação entre alguns motoristas e motociclistas locais, que relatam dificuldades para encontrar vagas de estacionamento no centro da cidade. A redução de vagas e o aumento na fiscalização são apontados como fatores que afetam a rotina de trabalhadores, como motoboys, que necessitam de rapidez para entregas e frequentemente se deparam com restrições e multas. As mudanças visam melhorar a segurança nas vias, segundo as autoridades de trânsito, mas têm sido objeto de críticas entre os usuários.