Em outubro, o Brasil registrou a venda de 264,9 mil veículos, o maior volume em uma década, representando um aumento de 21,7% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os dados, divulgados pela Fenabrave, incluem carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Desde dezembro de 2014, quando as vendas ultrapassaram 370 mil unidades, o setor não alcançava números tão significativos, refletindo a recuperação das montadoras aos patamares pré-pandemia. Além disso, houve um crescimento de 12,1% nas vendas em relação a setembro.
No acumulado do ano, as vendas de veículos zero quilômetro somam 2,12 milhões de unidades, resultando em um crescimento de 15% desde janeiro. Esse desempenho é impulsionado pela melhora nas condições de crédito, com uma taxa de aprovação de 75%, e pelo aquecimento do mercado de trabalho, que trouxe aumento na renda da população. A renovação de frotas pelas locadoras de veículos também contribuiu para esse cenário positivo.
A Fenabrave projeta um crescimento de 15,1% nas vendas de veículos para 2024, indicando um otimismo em relação à continuidade da recuperação do setor. A combinação de fatores como a oferta de crédito favorável e a dinâmica econômica atual está fomentando um ambiente propício para as vendas, o que pode levar a um fortalecimento ainda maior do mercado automotivo brasileiro nos próximos anos.