O concurso dos Correios, que abrirá 3.511 vagas imediatas, já atraiu cerca de 1,7 milhão de inscritos, superando o total de 1,1 milhão de candidatos do último certame nacional realizado em 2011. As oportunidades são distribuídas entre 3.099 vagas para o cargo de carteiro, que exige nível médio, e 412 para analista de Correios, com exigência de nível superior. Os salários iniciais variam entre R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, além de benefícios como vale-alimentação e auxílio-transporte.
A seleção é parte do Concurso Nacional Unificado (CNU), que teve recorde de inscritos em agosto deste ano. Os Correios não realizavam um concurso público em nível nacional desde 2011, e essa nova etapa busca fortalecer a empresa por meio da renovação da força de trabalho. A distribuição das vagas considera 30% para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão social.
As provas estão agendadas para 15 de dezembro, com inscrições efetivadas sendo divulgadas em 26 de novembro. Os candidatos aos cargos de nível superior também terão que realizar uma redação. O edital de convocação com os nomes dos candidatos será publicado no dia 6 de dezembro. Para mais informações, os interessados podem consultar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela execução do concurso.