A quarta semana da pré-estação Verão em Santa Catarina registrou uma redução significativa no número de resgates por afogamento, com 29 pessoas salvas entre os dias 19 e 25 de novembro, conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Esse número representa uma queda de 64% em relação à semana anterior, que contou com 81 salvamentos. A maioria das vítimas continua sendo homens, com uma média de 32 anos, e o maior número de resgates ocorreu no domingo, 24, quando as condições climáticas melhoraram.
Durante o período, foi registrado um único óbito, de um pescador de 59 anos no Rio do Peixe, que não estava em uma área supervisionada. As equipes de mergulho do CBMSC, com base em Rio das Antas, realizaram o resgate do corpo. Esse episódio ilustra a importância de medidas preventivas e a vigilância em áreas de risco.
Além disso, a corporação deu início a uma colaboração internacional com a República Dominicana, enviando seis bombeiros para treinar 50 profissionais locais no campo do Salvamento Aquático e Mergulho. O curso, que começou em 25 de novembro e vai até 20 de dezembro, é resultado de um acordo de cooperação técnica entre Santa Catarina e o governo dominicano, reforçando o compromisso com a segurança aquática e a troca de conhecimentos.