O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou um importante programa de intercâmbio com a República Dominicana, com o objetivo de aprimorar as capacidades de salvamento aquático e mergulho dos bombeiros e policiais locais. O treinamento, que começou no dia 25 de novembro, se estenderá até 20 de dezembro e faz parte de um acordo de cooperação técnica entre o Estado de Santa Catarina e o governo dominicano. Seis instrutores especializados do CBMSC estão conduzindo as aulas, que beneficiam 50 profissionais da República Dominicana.
O curso intensivo visa fortalecer a colaboração internacional entre as corporações de bombeiros e garantir a troca de conhecimentos e boas práticas na área de salvamento aquático. Segundo o presidente da Coordenadoria de Atividades Aquáticas do CBMSC, major Guilherme Viríssimo da Serra Costa, a iniciativa reforça o compromisso da corporação catarinense em contribuir para o desenvolvimento de técnicas de resgate, não só em Santa Catarina, mas também em outros países.
Além de ser uma oportunidade de capacitação, a ação representa um passo importante na promoção de laços estreitos entre os dois países, com o objetivo de elevar os padrões de segurança e eficiência nas operações de salvamento. O curso intensivo reflete o empenho da corporação em compartilhar sua expertise e elevar os níveis de preparação dos profissionais envolvidos.