As Forças Armadas da Coreia do Sul alertaram nesta terça-feira (5) que os lançamentos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte estão aumentando as tensões na península coreana. Segundo os militares sul-coreanos, essas ações representam uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, o que coloca a responsabilidade das consequências futuras diretamente sobre Pyongyang.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul classificou os disparos como uma ameaça significativa e reiterou a necessidade urgente de interrompê-los para evitar uma escalada. O Japão também confirmou que pelo menos sete mísseis balísticos de curto alcance foram disparados pela Coreia do Norte, em um momento marcado por tensões regionais intensificadas e poucos dias antes das eleições nos Estados Unidos.
Os mísseis foram lançados da província de Hwanghae do Norte por volta das 7h30 (horário local) e seguem um teste recente de um novo míssil balístico intercontinental de combustível sólido, o Hwasong-19. As ações norte-coreanas também ocorreram após críticas a exercícios militares de seus rivais, destacando a delicada situação geopolítica na região.