O governador de Goiás sancionou alterações na Lei Complementar nº 139/2018, que redefinem a composição do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (Codemetro). As mudanças, já em vigor, visam tornar a estrutura do conselho mais eficiente, reduzindo o número de membros de 58 para 28, incluindo titulares e suplentes. O novo formato contará com dois representantes do Governo de Goiás, sendo um deles o titular da Secretaria-Geral de Governo, que presidirá o conselho, enquanto o prefeito da capital assumirá a vice-presidência.
O Codemetro será composto também por representantes dos municípios divididos em quatro grupos, totalizando 21 cidades, além de membros do Poder Legislativo e da sociedade civil. A distribuição e representatividade dos votos foram ajustadas para assegurar maior clareza e equidade, com o peso dos votos do Estado de Goiás correspondendo a 30% do total. Dependendo do impacto das matérias discutidas, o peso dos votos de grupos de municípios poderá ser ajustado por decisão do pleno.
Criado pelo Decreto nº 5.193 no ano 2000, o Codemetro tem como objetivo coordenar atividades locais que ultrapassem a capacidade de gestão dos municípios, além de articular convênios e consórcios intermunicipais e oferecer apoio técnico e administrativo. As alterações visam modernizar o conselho e melhorar sua capacidade de responder às necessidades dinâmicas da Região Metropolitana de Goiânia.