Pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será um feriado nacional. A data é uma importante marca do protagonismo negro na história do Brasil e da luta por igualdade racial. Para celebrar esse momento, a Radioagência Nacional apresenta o podcast “Ciência: mulheres negras dão o tom”, que destaca a trajetória de mulheres negras que se destacam nas ciências e na luta pelos direitos humanos, além de combaterem o racismo.
O primeiro episódio do podcast conta a história de Sônia Guimarães, primeira mulher negra a obter o título de doutora em física no Brasil. Ela se tornou uma pioneira ao ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1993, mas enfrentou grandes desafios, incluindo a expulsão da instituição, antes de reconquistar seu lugar. A luta de Sônia reflete a resistência das mulheres negras no campo das ciências exatas, um ambiente tradicionalmente dominado por homens brancos, que frequentemente tentam barrar a entrada de novas vozes e perspectivas.
Sônia Guimarães também é uma defensora ativa de projetos que incentivam meninas negras a se envolverem com a ciência, como o “Cientistas do Alto Sertão” e “Futuras Cientistas”. Além disso, ela ocupa cargos de destaque, como a presidência da Comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão da Sociedade Brasileira de Física, e contribui para a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Seu trabalho é uma referência importante para a inclusão e o avanço das mulheres negras nas ciências e na luta por um Brasil mais igualitário.