A Emater Goiás promoveu o 1º Congresso Goiano de Aquicultura e Pesca, nos dias 21 e 22 de novembro, na cidade de Inaciolândia, localizada na bacia do Rio Paranaíba, uma das principais regiões produtoras de peixes em sistemas de tanques, redes e viveiros escavados. O evento reuniu especialistas para capacitar piscicultores e pescadores locais em temas como manejo, produção e comercialização, com o objetivo de aumentar a produtividade e estimular práticas sustentáveis. A escolha da região foi estratégica devido ao seu alto potencial produtivo e infraestrutura industrial, incluindo frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal.
O congresso foi descrito como um marco para a piscicultura local, oferecendo conhecimentos que visam transformar a percepção dos participantes sobre a atividade. Além de incentivar a produção sustentável, a iniciativa busca ampliar a cadeia produtiva em Goiás e atrair novos produtores. A realização do evento foi considerada essencial para promover o desenvolvimento econômico e social da região, que já se destaca como polo de produção de peixes e segue em busca de regulamentações locais, como o Serviço de Inspeção Municipal, para ampliar as possibilidades de comercialização.
Durante o evento, foram entregues R$ 135 mil em cartões de Crédito Social a alunos que concluíram o curso de piscicultura, fortalecendo a integração entre programas sociais e produtivos. A iniciativa demonstra o compromisso com o fortalecimento do setor, buscando não apenas melhorar os negócios dos produtores, mas também consolidar a cadeia produtiva regional, fomentando renda e desenvolvimento sustentável na bacia do Rio Paranaíba.