Goiânia sedia, a partir desta segunda-feira (11/11), o 50º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, evento histórico que celebra meio século de debates e evolução na advocacia pública. Com o tema “Meio século: avanços e desafios da Advocacia Pública na realização dos objetivos fundamentais da República Brasileira”, o congresso será aberto às 18h30 no Espaço Dois Ipês, com palestra inaugural do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e participação do governador Ronaldo Caiado.
Organizado pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) e pela Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), o evento reunirá procuradores, juristas e autoridades para discutir o papel da advocacia pública na defesa dos direitos constitucionais e da democracia no Brasil. Ao longo de quatro dias, serão realizados painéis, debates e oficinas sobre os desafios e avanços na área, com foco na atuação da advocacia pública para a promoção da justiça social e o fortalecimento do Estado democrático de direito.
A programação científica ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro, no Castros Park Hotel, e contará com a participação de renomados especialistas, com o objetivo de aprimorar o trabalho da advocacia pública no Brasil. O congresso, que reflete o compromisso com a consolidação da justiça e defesa dos interesses sociais, será uma oportunidade para refletir sobre o papel fundamental dos procuradores na construção de um país mais justo e democrático.