O deputado Elmar Nascimento (União-BA) defendeu a necessidade de uma abordagem mais racional do gasto público, ressaltando que a responsabilidade fiscal deve ser vista como um valor compartilhado por toda a sociedade. Durante o Lide Brasil Conferência Lisboa, o parlamentar destacou que o Congresso está comprometido em aprovar propostas que promovam a eficiência nos gastos, mencionando a importância de uma política fiscal sólida para superar as recorrentes crises fiscais no Brasil. Para ele, é fundamental que a responsabilidade fiscal seja considerada uma virtude, não uma imposição de políticas neoliberais.
Nascimento também comentou sobre a limitação do espaço para aumento da arrecadação, enfatizando que o Congresso deve apoiar iniciativas de justiça tributária. Ele apontou que algumas empresas e indivíduos são muito pouco taxados, enquanto outros enfrentam altas alíquotas. A correção dessas distorções, segundo o deputado, contará com o apoio legislativo, alinhando-se ao movimento de revisão dos subsídios fiscais, que, recentemente, geraram um mapeamento de R$ 97,7 bilhões em benefícios fiscais, conforme dados divulgados pela Receita Federal.
Além disso, o deputado abordou a desconexão entre as expectativas do mercado e a situação econômica do país, mencionando que a desconfiança tem gerado receio de novos investimentos e contribuído para o aumento de juros e a desvalorização do câmbio. Ele defendeu que as análises do mercado financeiro devem ser levadas em consideração, pois funcionam como um termômetro importante para a economia. Por fim, Nascimento destacou a necessidade de investimentos mais consistentes para superar o ciclo de crescimento instável, sugerindo que o Brasil foque em políticas públicas mais eficientes e com monitoramento rigoroso de impacto.