Um tiroteio próximo à embaixada de Israel em Amã, capital da Jordânia, deixou três policiais feridos neste domingo (24). O incidente ocorreu após um homem abrir fogo na região e ser morto pela polícia. A área foi isolada pelas autoridades, e ambulâncias foram enviadas ao local. As investigações sobre o caso estão em andamento, conforme informou a agência estatal Petra.
O bairro Rabiah, onde ocorreu o ataque, abriga a embaixada israelense e é conhecido por ser um ponto frequente de manifestações contra Israel. A relação entre os dois países, formalizada por um tratado de paz, enfrenta rejeição de parte significativa da população jordaniana, especialmente devido às tensões históricas e familiares relacionadas ao conflito palestino-israelense.
A Jordânia, que faz fronteira com Israel, possui uma expressiva população de origem palestina, muitos dos quais migraram ou foram deslocados durante os confrontos que acompanharam a criação do Estado de Israel em 1948. Apesar do acordo de paz, a normalização das relações entre os países é vista como controversa e desperta protestos frequentes no país.