A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) elegeu Alexandre Farias como novo presidente, aclamado durante a Assembleia Geral Eletiva (AGE) realizada em São Paulo, no último sábado. Farias assume o cargo para o quadriênio 2025-2029, com início da nova gestão em 6 de março de 2025. Ele terá como vice-presidentes Aristides Barcellos e Eduardo Gordilho. A chapa vencedora, intitulada “Juntos por todos os Tênis”, foi a única inscrita na eleição, refletindo a união e a proposta de desenvolvimento de três modalidades sob a gestão da CBT: tênis, beach tennis e tênis em cadeira de rodas.
Alexandre Farias substituirá Rafael Westrupp, que presidiu a CBT por dois mandatos consecutivos, desde 2017. Farias compartilha com Westrupp uma trajetória comum, sendo ambos catarinenses e tendo atuado próximos, já que a sede da CBT está localizada no mesmo prédio da Federação Catarinense de Tênis, presidida por Farias no passado. Em seu discurso, o novo presidente destacou a importância de expandir as modalidades em todo o Brasil, com ênfase em capilarizar o tênis, o tênis em cadeira de rodas e o beach tennis em mais cidades, seguindo o trabalho realizado pela gestão anterior.
Além da eleição da presidência, foram escolhidos os novos membros do Conselho Fiscal da CBT, com Elizângela Moreira, Wilson Leite e José Mauro Chagas assumindo os cargos efetivos, e Rodrigo Gargiulio, Luis Eduardo Nunes e Anderson Richa como suplentes. Farias, que é advogado e tem uma longa ligação com o esporte, também possui uma carreira no futebol, atuando como vice-presidente administrativo do Criciúma Esporte Clube desde 2021. A nova gestão da CBT terá o desafio de seguir expandindo o tênis no Brasil, além de promover o fortalecimento das outras modalidades sob sua administração.