As condições meteorológicas na região do Autódromo de Interlagos levantam preocupações para a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a organização do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que está programado para ocorrer neste domingo. Embora o treino classificatório esteja agendado para as 7h30, há previsão de chuva durante todo o dia, o que pode impactar a realização das atividades programadas, incluindo corridas de outras categorias e uma homenagem ao piloto Ayrton Senna.
Conforme o regulamento da FIA, caso o treino classificatório não ocorra, a definição do grid de largada será baseada no único treino livre realizado na sexta-feira. Nesse treino, o piloto da McLaren se destacou ao conseguir o melhor tempo, enquanto o campeão mundial, por conta de uma penalização, poderia largar na última posição. Essa situação poderia complicar a disputa pelo título e favorecer a equipe McLaren em sua busca pelo Mundial de Construtores após mais de duas décadas.
Atualmente, o líder do campeonato acumula 367 pontos, enquanto seu concorrente mais próximo soma 323. Com a corrida em São Paulo, estão em jogo 112 pontos antes das três últimas etapas da temporada, que acontecerão em Las Vegas, Lusail e Abu Dabi. A vitória na corrida principal concede 25 pontos ao vencedor, enquanto os pilotos que terminam fora do top 10 não pontuam. A situação climática e a performance dos pilotos no treino livre podem mudar significativamente o cenário do campeonato.