O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) divulgou o resultado final do concurso público para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, que contou com dois editais. O primeiro contemplou 614 vagas imediatas e 3.635 para cadastro de reserva na área assistencial em saúde. O segundo ofereceu 29 vagas imediatas e 366 de cadastro de reserva no setor administrativo. Ao todo, mais de 643 vagas para contratação imediata foram ofertadas, abrangendo cargos em diversas especialidades com salários que variam de R$ 796,70 a R$ 9.512,56.
As oportunidades incluem cargos como médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, analistas, e outros profissionais de áreas como biologia, fisioterapia e nutrição. Também há vagas para cargos administrativos, como contador, analista de sistemas e engenheiro. Este concurso é o primeiro da FMS em 13 anos, representando um esforço para atender à necessidade de reposição de profissionais em meio ao afastamento legal de cerca de 8,3% do total de servidores efetivos. O último concurso efetivo ocorreu em 2011, e um processo seletivo temporário realizado em 2019 já teve sua validade expirada.
Segundo a FMS, o concurso busca garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais e atende às exigências legais de reposição de pessoal. A prefeitura lançou o edital em abril de 2024, e o certame teve prorrogações e aditivos para ajustar os editais às demandas específicas das áreas contempladas. A expectativa é de que os aprovados possam contribuir significativamente para o atendimento à população, reforçando setores críticos e promovendo melhorias na prestação de serviços na área da saúde e na administração municipal.