A Epagri realizará o 2º Concurso Estadual de Queijos Artesanais em Rio do Sul, no dia 6 de novembro, reunindo 175 queijos de 50 queijarias de diversas regiões de Santa Catarina. O evento visa valorizar os queijos artesanais, tanto os elaborados com leite cru quanto pasteurizado, de diferentes tipos de leite, como vaca, cabra, ovelha e búfala. Os queijos serão avaliados em critérios como aparência, aroma, textura e sabor, com os melhores recebendo medalhas nas categorias Super Ouro, Ouro, Prata e Bronze.
Além do concurso, a programação inclui o I Simpósio Catarinense de Queijos Artesanais, agendado para o dia 7 de novembro, e a I Feira Catarinense de Queijos Artesanais, que ocorrerá nos dias 6 e 7. O simpósio pretende dar visibilidade às pesquisas na área e compartilhar conhecimento, enquanto a feira contará com a participação de 11 queijarias, oferecendo mais de 50 tipos de queijos artesanais, todos produzidos em pequena escala com métodos manuais.
Os eventos ocorrerão no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), em Rio do Sul, e têm como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Com essas iniciativas, a Epagri busca fortalecer a cultura de consumo de queijos artesanais no estado e promover a diversidade, tradição e inovação desse setor.